domingo, 31 de julho de 2011

[Filme] A Single Man (Direito de Amar)

Ano/país: 2009 (EUA)
Direção: Tom Ford
Atores: Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult
Duração: 101 min
Gênero: Drama
Mais informações:

Um professor homossexual perde seu namorado em um acidente de carro e luta pra continuar vivendo. Bom filme, apesar de parecer propaganda de cigarro (todo mundo fuma o tempo todo). Com os ótimos Colin Firth e Julianne Moore, fazendo sotaque britânico.




[Filme] Os Bons Tempos Voltaram: Vamos Gozar Outra Vez

Ano/país: 1985 (Brasil)
Direção: Ivan Cardoso, John Herbert
Atores: Carla Camurati, Paulo César Grande, Pedro Cardoso
Duração: 105 min
Gênero: Comédia
Mais informações:

Ao que parece, o cinema brasileiro produzia, até meados da década de 90, como via de regra, filmes de qualidade questionável (leia-se “porcarias”). Talvez a intenção fosse essa mesmo em boa parte dos casos, talvez o público daquela época quisesse ver filmes daquele nível. Enfim, o fato é que isso acontecia. E esse filme mostra isso. São duas histórias, ambas fracas, com direito a muita putaria e interpretações muito caricatas. Mas vale a pena dar uma olhada só por curiosidade, nem que seja só pra ver o Pedro Cardoso e o Taumaturgo Ferreira bem novinhos, ou a Carla Camurati pelada.
Não achei trailer, mas abaixo tem um trecho do filme.



[Livro] Vale Tudo - O som e a fúria de Tim Maia

Autor: Nelson Motta
Lançamento: 2007
Fantástico livro contando a turbulenta história de um dos maiores (inclusive literalmente) nomes que a música brasileira já teve. Infância pobre, ida para os EUA praticamente sem dinheiro, muita luta pra alcançar o sucesso, depois uma carreira de altos e baixos, regada a muita droga. Nelson Motta conta, por exemplo, um episódio em que Tim gravaria um clipe pro Fantástico de uma música de grande sucesso cantada com Gal Costa. No dia combinado, avisaram que ela não poderia gravar o clipe porque o vestido dela não estava pronto. Quando chegou a nova data, Tim disse que também não poderia gravar porque seu vestido também não estava pronto, e o tal vídeo nunca foi feito... Esse era o Tim Maia, tão talentoso quanto temperamental. Recomendadíssimo.

domingo, 17 de julho de 2011

[Filme] I Saw What You Did

Ano/país: 1965 (EUA)
Direção: William Castle
Atores: Joan Crawford, John Ireland, Leif Erickson
Duração: 82 min
Gênero
: Suspense/Thriller 
Mais informações: 
http://www.imdb.com/title/tt0059297/ 
Duas adolescentes ficam passando trote e acabam ligando pra um cara que acaba de cometer um assassinato, e acabam se envolvendo com ele. O filme é interessante mas poderia ter sido melhor. Talvez seja por ter sido feito em 1965, tem um ar meio ingênuo, meio típico desses filmes antigos. Se bem que Hitchcock, muito antes disso, já fazia filmes de suspense bastante impactantes. Acho que faltou alguém como ele pra dar mais "peso" à história.


sábado, 16 de julho de 2011

[Filme] The Pit and the Pendulum

Ano/país: 1961 (EUA)
Direção: Roger Corman
Atores: Vincent Price, Barbara Steele, John Kerr
Duração: 80 min
Gênero: Terror/Thriller
 
Mais informações:
http://www.imdb.com/title/tt0055304/
Um cara fica sabendo da morte da irmã e resolve ir ao castelo onde ela morava descobrir mais detalhes e, chegando lá, coisas estranhas começam a acontecer. Baseado em um conto (ou num romance, sei lá) de Edgar Allan Poe, tem no papel principal Vincent Price, lendário ator que, embora tenha participado de quase 200 filmes, talvez seja mais conhecido por sua participação na música Thriller, do Michael Jackson (sim, a risada macabra). Bom filme com um final bem interessante. Foi refilmado mais de uma vez. Por que eu não sei.


[Filme] The Proposition (A Proposta)

Ano/país: 2005 (Austrália, Inglaterra)
Direção: John Hillcoat
Atores: Guy Pearce, Tom Budge, Emily Watson, Ray Winstone
Duração: 104 min
Gênero: Faroeste
Mais informações:

Um fora-da-lei é preso e lhe são dados 9 dias pra encontrar e matar seu irmão mais velho, também fora-da-lei, senão seu irmão mais novo será executado. Bom faroeste australiano, do mesmo diretor do excelente The Road, com John Hurt no elenco.




terça-feira, 12 de julho de 2011

[Filme] The End of the Affair (Fim de Caso)

Ano/país: 1999 (EUA)
Direção: Neil Jordan
Atores: Ralph Fiennes, Stephen Rea, Julianne Moore, James Bolam
Duração: 105 min
Gênero: Romance
Mais informações:

O caso entre um escritor e uma mulher casada termina abruptamente, sem maiores explicações e, após 2 anos do fim do relacionamento, ao encontrar por acaso o marido dela, ele começa a investigar por que ela acabou com ele. Bom filme que tem o Stephen Rea no papel do corno. Ele e o diretor Neil Jordan trabalharam juntos em vários filmes, incluindo Entrevista Com o Vampiro e Café da Manhã em Plutão (que, aliás, pretendo ver em breve). The End of the Affair é uma refilmagem do original de 1955 e, embora não o tenha visto, não consigo imaginar uma real justificativa para se fazer essa refilmagem, já que o filme não tem efeitos especiais. Dinheiro e tempo gastos com uma história que já tinha sido contada, certamente sem nenhuma alteração significativa no roteiro, me parece absolutamente desnecessário. Mais uma oportunidade de se fazer algo novo desperdiçada.


segunda-feira, 11 de julho de 2011

[Filme] À La Folie... Pas Du Tout (Bem Me Quer, Mal Me Quer)

Ano/país: 2002 (França)
Direção: Laetitia Colombani
Atores: Audrey Tautou, Samuel Le Bihan, Isabelle Carré, Clément Sibony
Duração: 92 min
Gênero: Romance
Mais informações:

Uma mulher desenvolve uma obsessão por um médico e, apesar de parecer o contrário, acredita que ele também esteja sentindo o mesmo. É mostrada a mesma história através de diferentes pontos de vista de maneira muito interessante. Ótimo filme francês com a mesma atriz de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (que é meio fraquinho, por sinal).




domingo, 10 de julho de 2011

[Filme] Hero (Herói Por Acidente)

Ano/país: 1992 (EUA)
Direção: Stephen Frears
Atores: Dustin Hoffman, Geena Davis, Andy Garcia, Joan Cusack
Duração: 112 min
Gênero: Drama/Comédia
Mais informações:

Um cara salva sobreviventes de um avião que caiu e some sem que ninguém saiba quem fez aquilo, aí quando oferecem dinheiro pra que ele se identifique outra pessoa aparece e leva o crédito e o dinheiro, fazendo-o tentar reverter a situação. Ótima comédia com uma história muito boa e bom elenco, incluindo o sempre ótimo Dustin Hoffman, no papel de um trambiqueiro, e Chevy Chase, sempre lembrado por suas comédias da década de 80 e que anda meio sumido faz tempo. Uma curiosidade é que esse filme foi citado em Meu Tio Matou um Cara.



quinta-feira, 7 de julho de 2011

[Filme] Drama

Ano/país: 2010 (Chile)
Direção: Matias Lira
Atores: Eusebio Arenas, Diego Ruiz, Isidora Urrejola
Duração: 80 min
Gênero
: Drama
Mais informações:
http://www.imdb.com/title/tt1365451/
Estudantes de teatro começam a buscar situações reais para levá-las ao palco, fazendo-os enfrentarem emoções imprevisíveis. A ideia é interessante mas acho que poderia ter sido melhor, poderia ter rendido um filme melhor. Mas não chega a ser ruim, vale a pena dar uma olhada.


domingo, 3 de julho de 2011

[Filme] Dial M for Murder (Disque M Para Matar)

Ano/país: 1954 (EUA)
Direção: Alfred Hitchcock
Atores: Ray Milland, Grace Kelly, Robert Cummings, John Williams
Duração: 105 min
Gênero: Suspense
Mais informações:

Quando se pensa em Hitchcock, normalmente outros filmes vêm imediatamente à cabeça, como Psicose, Os Pássaros ou Janela Indiscreta. Não cheguei a ver todos os filmes dele e, claro, tem outros ótimos (e tem também uma porcaria, O Terceiro Tiro), mas acho que o filme que deveria ser considerado seu cartão-de-visitas é Dial M for Murder, o meu preferido. Um roteiro mirabolante que quase dá um nó na cabeça, mal se pode piscar pra não se perder detalhes cruciais da história. Simplesmente genial. Filme obrigatório pros amantes de cinema.


[Filme] Joshua (Joshua - O Filho do Mal)

Ano/país: 2007 (EUA)
Direção: George Ratliff
Atores: Sam Rockwell, Vera Farmiga, Celia Weston
Duração: 106 min
Gênero: Suspense
 
Mais informações:
http://www.imdb.com/title/tt0808331/
Um moleque começa a atormentar a vida de seus pais logo após o nascimento da irmã dele. Bom filme com o Sam Rockwell, que desde Moon passou a chamar a minha atenção e acabou entrando na categoria “hum, esse filme tem fulano/fulana, deve ser bom”. A personagem da mulher é meio irritante, mas tudo bem. Foi feita pra ser assim.